sexta-feira, março 02, 2007

Um “zecchino" Valier!

Depois de muito procurar, consegui comprar num leilão na França, um zecchino Valier.

Esta moeda, no valor de Lira de 12 soldi, o famoso "zecchino", foi cunhada na Sereníssima República de Venezia, pelo Doge Bertuccio Valier, não datada mas do período de seu reinado, de 1656-1658 .

É uma peça numismática rara e um exemplar muito bonito, mostrando do lado “dritto” o Leão Alado de S. Marco, símbolo da república e a inscrição "SANCT MARC - XII"; e do lado “rovescio”, a figura do Doge Bertuccio Valier e a inscrição "BERTUCCI VALERIO - B.V.".

O que faz esta moeda mais preciosa para mim, é o fato de que o Doge Bertuccio Valier é nosso antepassado em linha direta, quinto tio-bisavô da nona Elizabetta Valier Torre, e nosso tio-bisavô de sétima ou de oitava geração, conforme nossa relação de família.

Para quem não sabe (eu não sabia...), o zecchino era uma moeda de ouro veneziana com o mesmo peso e título do fiorino fiorentino. Foi emitida pelos doges na Sereníssima Repubblica di Venezia desde 1284, até quando Veneza, foi absorvida pela Áustria no século XVIII. Depois da queda da Repubblica foram feitas algumas emissões pelos austríacos, em nome do Imperador Francesco II.

Trata-se uma peça com importância numismática pois se destaca pela re-introdução de retratos realistas nas moedas, à semelhança da Antiguidade. Era conhecida também com o nome de Ducato.

Com o doge Francesco Venier (1554 – 1559) a moeda se chamou, pela primeira vez, zecchino publicamente. Naquele período valia 7 lire e 12 soldi. Foram emitidas frações de meio e de um quarto de zecchino, e múltiplos e 2, 3, 10, 12, 100 Zecchini.

Na Itália e nos Estados Pontifícios os tipos mais tradicionais coexistiram com os “testones” e moedas de prata de maior dimensão como os 40 soldos e depois o escudo de Veneza ou suas frações, e novas moedas de cobre . A Ordem de Malta emitiu sequins de ouro copiados do “zecchino” veneziano